Neste blog só quero expressar o que me impressiona

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Uma queda no universo cinematográfico


... e o dia amanheceu antes de eu começar a pensar nele. Na verdade, só consigo pensar no último filme a que assisti: The fall. Não, não é aquele que conta as últimas horas de Hitler! A queda é outra; mais singela; mais onírica. Isso! Atmosfera onírica. Quando a história começa, nossa heroína está num hospital com o braço engessado. Não, leitor, não tenha pena dela. Ela está bem. Ela caiu e quebrou o braço. Só isso. Seu sotaque acusa que ela pertence a uma família de imigrantes. Seu sotaque cobre-a de uma inocência ainda maior que sua idade. Oh, meu Deus, ela não entende ao certo o que acontecera a sua família! Passamos quase o filme inteiro pensando assim.
Mas a história não é só essa. Existem outras quedas. Seu companheiro, personagem de Lee Pace, também caiu e foi parar no mesmo hospital. E para distrair a pequena garotinha, conta-lhe uma linda epopeia indiana.
Eis a graça: a história que começa em andamento; questões que não se respondem de pronto; elementos cenográficos usados como recursos metalinguísticos; história dentro da história dentro da história; homenagem ao cinema.

FICHA TÉCNICA
The Fall
(The Fall, Índia, Inglaterra, EUA, 2006)

Gênero: Aventura, Drama, Fantasia
Duração: 117 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Palavras-Chaves: Contar história, Dublê, Inválido, mais...
Produtora(s): Absolute Entertainment, Deep Films, Googly Films, Kas Movie Maker, M.I.A. Features, Radical Media, Tree Top Films Inc.

Diretor(es): Tarsem¹
Roteirista(s): Dan Gilroy, Nico Soultanakis, Tarsem Singh, Valery Petrov¹
Elenco: Catinca Untaru, Justine Waddell, Lee Pace, Kim Uylenbroek, Aiden Lithgow, Sean Gilder, Ronald France, Andrew Roussouw, Michael Huff, Grant Swanby, Emil Hostina, Robin Smith (1), Jeetu Verma, Leo Bill, Marcus Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário